DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PROVA
DE ORIENTADOR EDUCACIONAL/2014
QUADRIX
DICA 1: Interpretação
a)
Observar
os erros clássicos: inversão, extrapolação e redução;
b)
Sinônimos:
analisar o contexto;
c)
Funções
da linguagem:
FUNÇÃO
|
ÊNFASE
|
FUNÇÃO
|
ÊNFASE
|
Referencial
|
mensagem
|
Metalinguística
|
código
|
Emotiva/Expressiva
|
emissor
|
Fática
|
canal
|
Apelativa/conativa
|
receptor
|
Poética
|
contexto
|
d)
Interpretar
texto verbal (palavras) e não verbal (imagens, sons, gestos, ...) parte do
mesmo pressuposto: retire o sentido do sinal comunicativo.
e)
Sentido
denotativo x sentido conotativo.
Níveis
de linguagem:
* Formal
– culto – oficial – padrão: Respeito às normas da gramática e uso de
vocabulário comum;
* Informal – popular – coloquial:
desrespeito às normas da gramática ou uso de vocabulário incomum (gírias,
regionalismos, estrangeirismos, expressões populares, sentido figurado, marcas
de oralidade, neologismos e arcaísmos).
QUESTÃO 1
(...) o egípcio Mohammed Hamdy chegou a Istambul
de férias. No caminho do aeroporto para o hotel, viu uma concentração de
pessoas na praça Taksim protestando
contra os planos de construção de um shopping
naquela área. A manifestação lhe pareceu pequena e localizada.
Pouco mais de dois anos antes, em 25 de
janeiro de 2011, Hamdy tomava uma cerveja num bar de Manhattan quando viu na
televisão a praça Tahrir e as ruas de sua cidade natal tomadas pela população,
que enfrentava a polícia. (...)
revistapiaui.estadao.com.br
– acesso em 10-07-13.
Uma data possível Mohammed
Hamdy ter chegado a Istambul de férias é:
(A) 31 de maio
de 2013.
(B) 3 de agosto
de 2012.
(C) 12 de maio
de 2011.
(D) 26 de
janeiro de 2011.
(E) 30 de
abril de 2014.
QUESTÃO 2
Considerando a charge, de maneira geral, analise as
afirmações.
I. A
linguagem é, exclusivamente, verbal.
II. Temos,
exclusivamente, a função metalinguística.
III. O humor se
constrói apenas na linguagem não verbal.
Pode-se concluir que:
(A) somente I está correta. (D) nenhuma está correta.
(B) somente II está correta. (E) todas estão corretas.
(C) somente III está correta.
DICA 2: Tipologia textual – ver relação entre verbos
Narração: Sequência
temporal (antes – durante – depois);
Descrição: Sem sequência temporal (só durante)
Dissertação: Expõe, define, discute, analisa, debate, informa
conceitua ideia.
História da enfermagem no Brasil
A organização da enfermagem na
sociedade brasileira começa no período colonial e vai até o final do século 19.
A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada
por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que naquela época
trabalhavam nos domicílios. Desde o princípio da colonização, foi incluída a
abertura das Casas de
Misericórdia, que tiveram origem em Portugal.
A primeira Casa de Misericórdia foi
fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século 16, surgiram as
do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus.
Disponível em: http://www.medicinaintensiva.com.br/enfer
agem- historia.htm#H>. Acesso em: 6/6/2014, com adaptações.
QUESTÃO 3
Do ponto de vista da tipologia textual, o texto apresentado
classifica-se, predominantemente, como
(A) narrativo, pois relata, em uma sequência temporal,
fatos relativos à história da enfermagem no Brasil.
(B) descritivo, pois faz um registro dos elementos
que particularizam e caracterizam os seres retratados.
(C) dissertativo, pois apresenta uma análise crítica
sobre a enfermagem no Brasil.
(D) narrativo, pois desenvolve uma reflexão sobre os
aspectos que marcaram a enfermagem no Brasil.
(E) dissertativo, pois apresenta informações sobre como surgiu a profissão
de enfermagem no Brasil.
DICA 3: Ortografia/Acentuação gráfica
a) Cuidado com as questões de análise gramatical e reescritura;
b) Parônimos (palavras parecidas): retificar/ratificar
Dúvida: escreva a palavra.
c) Paroxítona terminada em ditongo: regra mais cobrada.
d) Regra do
hiato.
FONÉTICA: Banca
cobra relação entre fonema e letra: lembrar-se dos dígrafos (cuidar com “M” e
“N”) e dífonos.
“Junia
Cardoso, responsável pelo Programa da Secretaria Municipal de Saúde,
explica (...)”
QUESTÃO
4
Sobre a
palavra “secretaria”, em destaque no
excerto, pode-se afirmar corretamente que:
(A) Deveria
ser acentuada.
(B) É um
adjetivo no contexto em que aparece.
(C) É uma
paroxítona terminada em ditongo.
(D) Possui a
penúltima sílaba tônica.
(E) É uma
forma verbal no particípio que, por isso, aproxima-se morfologicamente de um
nome.
QUESTÃO
5
A palavra
“GELMAX”, nome do medicamento:
(A) Possui
mais letras que fonemas.
(B) Possui
mais fonemas que letras, já que a letra”X” apresenta mais de um fonema.
(C) É
polissílaba.
(D) É
proparoxítona.
(E) Possui um
hiato.
Dica 4: Formação de palavras
2 ou mais RADICAIS = composição
Aglutinação: radicais sofrem alteração em sua estrutura
Justaposição: radicais não sofrem alteração em sua estrutura
1 RADICAL = derivação
Prefixal: Acréscimo de um prefixo;
Sufixal: Acréscimo
de um sufixo;
Prefixal e Sufixal: Acréscimo de um prefixo e de um sufixo, em tempos diferentes;
Parassintética: Acréscimo de um prefixo e de um sufixo, simultaneamente;
Regressiva: É a retirada da parte final da palavra;
Imprópria: É a formação de uma nova palavra pela mudança de classe gramatical.
Hibridismo: É a formação de novas palavras a partir da união
de radicais de idiomas diferentes.
Onomatopeia: Consiste em criar palavras, tentando imitar sons
Abreviação Vocabular: Consiste na eliminação de um segmento da palavra,
a fim de se obter uma forma mais curta.
Empréstimo
linguístico: É o aportuguesamento de palavras estrangeiras; se a grafia da palavra
não se modifica, ela deve ser escrita entre aspas ou em itálico.
QUESTÃO
6
A palavra “limpinho” é formada por:
(A) derivação prefixal.
(B) derivação
sufixal.
(C) derivação
parassintética.
(D) composição
por aglutinação.
(E) derivação
por justaposição.
Dica 5 Conjunções & elementos de coesão
a) Valor semântico - quais são sinônimas;
b) Orações coordenadas: analisar a conjunção no contexto;
c) Orações subordinadas: análise sintática.
d) Esse (formas com SS): anafóricas; este (formas com T):
catafóricas.
QUESTÃO 7
“Um homem,
morador do sudeste, entre 25 e 30 anos, com renda de R$ 3 a R$ 6 mil mensais,
funcionário de uma empresa privada da área de comunicação, administração ou
tecnologia. Esse é o perfil da maioria dos que participam de
financiamentos coletivos (...)”
Sobre a palavra “esse”,
em destaque no excerto, analise as afirmações:
I. Morfologicamente, trata-se de um pronome
demonstrativo.
II. Participa
de um processo de coesão referencial endofórica anafórica.
III. Retoma
ideias presentes no período anterior.
Pode-se concluir que:
(A) somente I está correta. (D) II e III estão corretas.
(B) I e II estão corretas. (E)
todas estão corretas.
(C) I e III estão corretas.
QUESTÃO 8
Em “Tomava muito remédio, mas vivia inda
lá com problemas de glicose e pressão alta”, a conjunção em destaque pode
ser classificada como:
(A)
coordenativa aditiva.
(B)
coordenativa adversativa.
(C)
integrante.
(D)
subordinativa adverbial causal.
(E)
subordinativa adverbial consecutiva.
DICA 6 : Crase
Encontro de 2 “A” – procure-os.
1º: Testar presença da preposição - ABACAXI: se der AO –
tem preposição; se der O – não tem preposição;
2º: testar presença do art. def. fem. ou do demonstrativo;
Crase com horas: usar meio-dia;
Crase com lugar: voltar DE/DA (serve para testar o
artigo);
Ênfase nos casos facultativos;
Crase também evita ambiguidade.
passado: verbo HAVER
Indicação de tempo:
futuro:
preposição A
QUESTÃO 9
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas a
seguir:
“Sua avó estava
doente ____ mais de um mês. Veio ____ falecer na semana passada. Devido ____
morte da avó, ele não compareceu ____ aulas”.
(A) a – a – a – as (D)
à – a – à – às
(B) há – à – à – as (E)
a – à – à – às
(C) há – a – à – às
DICA 7: Pontuação
Aplique os conceitos na prova:
- vírgula: deslocamentos, elipses, enumerações,
explicações;
- dois-pontos: introduzem enumeração/explicações;
- travessões: isolam explicação;
- aspas: desvio da norma culta e citações;
- ponto e
vírgula: termos/orações
QUESTÃO
10
Quanto à
pontuação dos trechos a seguir, assinale a alternativa correta.
(A) Paulo
Freire afirma: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. As pessoas se
educam em comunidade”.
(B) A
educação, é um típico “que-fazer” humano.
(C) um tipo de
atividade que se caracteriza fundamentalmente, por uma preocupação.
(D) O novo,
incomoda. E sendo assim o processo educacional, é um processo incômodo. Embora
visto como necessário.
(E) o que leva
à conclusão, de que estamos trabalhando com algo dinâmico, pois, as ações
processuais redundam em recriações constantes.
DICA 8: Análise sintática - Roteiro de análise:
1º passo – achar o verbo;
2º passo – separar as orações (período
composto);
3º passo – classificar o sujeito;
4º passo
– classificar o verbo.
“Pela primeira vez
no século, emissões industriais de CO2
ficam estáveis”
QUESTÃO
11
A palavra “estáveis”, em destaque no excerto, exerce
a mesma função sintática da palavra destacada em qual das seguintes opções:
(A) Clara
parece exausta hoje.
(B) O estressado
executivo corria até a estação.
(C) Todos
nós sabemos a verdade sobre Laura.
(D) A estabilidade
é desejada por muitos.
(E)
Paula e Carlos formalizaram união estável.
QUESTÃO 12
Releia as orações sublinhadas retiradas do texto e
suas respectivas análises:
I O artista
Banksy foi eleito personalidade do ano durante os Webby Awards, que premiam todos os anos pioneiros da rede.
(Oração
subordinada adjetiva)
II O
artista foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas
de Nova York.
(Oração
subordinada adverbial causal)
III Banksy
não foi receber o prêmio.
(Oração absoluta)
IV Os Webby Awards premiam a excelência na
Internet.
(Oração coordenada
assindética)
Considerando os períodos acima, pode-se afirmar que:
(A) somente I
está correta.
(B) somente II
está correta.
(C) somente IV
está correta.
(D) somente I
e III estão corretas.
(E)
todas estão incorretas.
DICA 9: Colocação pronominal
Pronome pessoal do caso oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) NUNCA inicia frase!
Caso nenhuma regra seja cobrada,
opta-se por próclise ou ênclise.
Em caso de choque de regras, a próclise
prevalece.
PRÓCLISE: fator atrativo (palavra de sentido negativo / advérbios
/ conjunções subordinativas / pronomes relativos / pronomes indefinidos / pronomes
interrogativos)
·
MESÓCLISE: verbo futuro do presente ou futuro do pretérito ind.
·
ÊNCLISE: início de frase / verbo no imperativo / após vírgula
DICA 10: Regência - analise as preposições
QUEM _____________,_____________ ALGO, ALGUÉM.
QUEM TEM _________,TEM _________ ALGO, ALGUÉM.
SE ALGO É _________,É _________ ALGO, ALGUÉM.
QUESTÃO 13
Analise as seguintes orações:
I Aspiro a
um mundo livre de toda a química.
II Viso um
mundo muito limpo.
III Queremos
chegar num mundo livre de toda a química.
Em relação à regência, está correto o que se afirma em:
(A) somente I. (D)
todas.
(B) somente I e II. (E)
nenhuma.
(C) somente II e III.
Dica 11: Concordâncias
a) cuidar com verbos impessoais (HAVER e FAZER);
b) verbo concorda com o NÚCLEO do sujeito;
c) fique atento às inversões frasais;
d) verbos TER e VIR (e derivados);
e) partícula SE;
f) palavras partitivas/coletivos;
g)
concordância nominal: adj. adnominal e predicativos seguem os respectivos
núcleos nominais.
QUESTÃO
14
Sobre o trecho
“havia 5 anos”, pode-se afirmar que:
(A) Para corrigir
a questão da concordância verbal, a flexão correta seria “haviam”.
(B) Para
corrigir a questão da concordância verbal, a forma correta seria “fazem”.
(C) Para
corrigir a questão da concordância verbal, a locução verbal adequada seria
“devem haver”.
(D) Para
corrigir a questão da concordância verbal, uma possibilidade seria o uso da
locução verbal “devem fazer”.
(E) O verbo
“haver” não deve ser flexionado no plural nesse contexto.
Dica 12: verbo
Indicativo
certeza
|
Subjuntivo
hipótese,
|
Imperativo
ordem, pedido
|
presente:
HOJE
pret. perfeito: ONTEM
pret. imperfeito:
ANTIGAMENTE
pref. + q. perfeito: OUTRORA
fut. do presente:
AMANHÃ
fut. pretérito:
SE AMANHÃ CHOVESSE
|
presente:
QUE
pret. imperfeito:
SE
futuro:
QUANDO
|
Igual ao presente
do subjuntivo:
Cuidar com
TU/VÓS do
afirmativo –
provêm do
presente do ind. –
menos S
|
a) Atente às vozes
verbais (relação entre a ação do verbo e o núcleo do sujeito). Nas
transposições: cuidar os tempos verbais;
b) QUADRIX cobra muito conjugação verbal: classificação do modo e
tempo em que o verbo está conjugado.
QUESTÃO 15
Sobre a forma verbal “conseguimos” assinale a opção
correta.
(A) Pertence à primeira conjugação.
(B) Está flexionada na primeira pessoa do plural.
(C) Está no futuro do indicativo.
(D) Pertence a um verbo que funciona somente como
auxiliar.
(E) Está no modo imperativo.
DICA 13: QUE (principais funções)
a) trocar por “o qual” (ou flexões) = pronome relativo –
introduz oração subordinada adjetiva:
com pontuação antes do PR = explicativa;
sem pontuação antes do PR = restritiva;
b) trocar por “ISSO” = conjunção integrante – introduz
oração subordinada substantiva: fazer análise sintática da palavra ISSO –
corresponde à oração
QUESTÃO 16
“Pesquisa
mostra que os projetos de crowdfunding que fomentam atividades
artísticas e culturais são os que despertam mais interesse dos
financiadores (...)”
No trecho, há três ocorrências da palavra “que”. Sobre
elas, pode-se afirmar que:
(A) uma é conjunção
integrante e duas são pronomes relativos.
(B) duas são
conjunções e uma é pronome relativo.
(C) todas são
pronomes relativos.
(D) duas são
conjunções integrantes e uma é conjunção consecutiva.
(E) todas são
conjunções causais.
QUESTÃO
17
Veja:
“Quero que o mundo esteja livre de toda a
química”.
A oração em destaque é classificada como:
(A) coordenada sindética aditiva
(B) coordenada sindética explicativa
(C) subordinada substantiva subjetiva
(D) subordinada substantiva objetiva direta
(E) subordinada adverbial causal
Dica 14: SE
a) Partícula Apassivadora – PA: Acompanha um VTD/VTDI. Sujeito expresso. Verbo concorda
com núcleo do sujeito. Voz passiva sintética.
b) Índice de Indeterminação do Sujeito – IIS: Acompanha um VI/VTI/VL. Sujeito indeterminado. Verbo
flexiona na 3ª pessoa do singular. Voz ativa.
c) Pronome
reflexivo: trocar por “a si mesmo”. Voz
reflexiva.
d) Parte Integrante do verbo – PIV: conjugue o verbo
e) Conjunção: Integrante = ISSO. Adverbial: contexto
QUESTÃO 18
Considerando o excerto,
o “SE” que aparece em “como se vê no catador pegando as latinhas” pode ser
morfologicamente classificado como:
(A) Conjunção integrante
(B) Conjunção
subordinativa adverbial condicional
(C) Pronome apassivador
(D) Partícula expletiva
(E) Parte Integrante do
verbo
Gabarito
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
A
|
D
|
E
|
D
|
B
|
B
|
E
|
B
|
C
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
A
|
A
|
D
|
A
|
E
|
B
|
A
|
D
|
C
|
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