segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Banco do Brasil - Recursos

Olá!
Primeiramente, agradeçam à banca pelo tema da produção de texto...
Em segundo momento, alterem a forma, mas preservem a substância dos recursos e os impetrem.
Abraços

Questão 5 – Gabarito 5
Solicita-se a anulação dessa questão por haver duas opções corretas. A opção “B”, conforme o gabarito preliminar, está de acordo com a norma-padrão. Porém, a alternativa “E” também atende ao comando, uma vez que a gramática da Língua Portuguesa também reconhece a flexão do infinitivo (infinitivo pessoal), desde que se identifique o sujeito – caso da oração em análise. Percebe-se que o sujeito do verbo “obter” é simples e expresso e está flexionado no masculino singular – “pessoal”. O verbo está no plural. À priori, o verbo “obter” deveria concordar com tal sujeito, flexionando no singular. Mas se ressalta, ainda, a ocorrência da concordância ideológica, possibilidade expressa na gramática que permite a concordância não com o termo expresso, mas com seu sentido. Nesse caso, semanticamente, percebe-se que o termo “pessoal”, por mais que esteja empregado no singular, expressa ideia de plural, enquadrando-se na regra expressa de concordância ideológica de número. Isso então, faculta a flexão do verbo tanto no singular, quanto no plural, permitindo, assim, ambas as ocorrências. Portanto, como há duas alternativas que atendem ao comando da questão, solicita-se a anulação dessa.

Questão 7 – Gabarito 5

Solicita-se a anulação dessa questão por envolver habilidades e conhecimentos não expressos no edital. O anexo III do edital normativo “BB0213”, disponível em http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=bb0213, lista os conhecimentos básicos para todos os cargos. No que diz respeito à Língua Portuguesa, lê-se “Ortografia oficial. Pontuação. Emprego das classes de palavras. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Construção frasal. Emprego de conectores. Compreensão de textos.” Não há menção ao assunto “acentuação gráfica”, conteúdo cobrado na questão 7. Ressalta-se que, em concursos que tal conteúdo é solicitado pela banca organizadora como objeto de análise, consta sua menção do edital normativo, como é o caso do certame organizado pela banca para provimento de vagas da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em que se lê, à pagina 11 do edital normativo “finep1313”, disponível em http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=finep0113: “1- Compreensão e interpretação de textos. 2- Tipologia textual. 3- Ortografia oficial. 4- Acentuação gráfica. 5- Emprego das classes de palavras. 6- Emprego do sinal indicativo de crase. 7- Sintaxe da oração e do período. 8- Pontuação. 9- Concordância nominal e verbal. 10- Regência nominal e verbal. 11- Emprego e colocação dos pronomes. 12- Significação das palavras.” Portanto, como a questão se refere a assunto não elencado no edital normativo, solicita-se a anulação dessa.

5 comentários:

  1. Professor,
    Muito obrigada pelo auxílio que tem prestado. Com certeza será de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia prof. Estive olhando seu modelo de recurso.

    Fiz a prova 5, e nessa prova a questão que trata do verbo "obter" é a questão 4 que dá como resposta correta no gabarito a opção "B".

    A prova que tem como questão 5 que trata do verbo "obter" é a prova 3, e no gabarito a alternativa correta apresentada é a opção "A.

    Portanto, acho que esse recurso deveria iniciar com: “Questão 4 – Gabarito 5”

    Portanto quem for enviar o recurso, faça essa alteração.

    ResponderExcluir
  4. Prof, por favor, esclarece melhor o tema da redação.

    ResponderExcluir
  5. Professor Dalvani,

    Tem uma questão da prova da Caixa que na correção on line feita pelo GranCursos, o gabarito ficou "C", mas olhei agora o gabarito do CESPE e lá está considerando "E", sendo assim gostaria de saber se é possível entrar com Recurso.

    Meu Caderno é o COFRE
    Questão 12
    Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no "a" em "ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas" (l.30-31).

    Fico no aguardo, desde já agradeço.

    Francisca Paula

    ResponderExcluir