sexta-feira, 25 de março de 2011

Crase

QUESTÃO 5 / CEB / FUNDAÇÃO UNIVERSA
Cada uma das alternativas abaixo apresenta uma reescritura de parte do texto I. Assinale aquela em que a reescritura cria falha no emprego do sinal indicativo de crase.
(A) Ela era movida a gás (linha 9).
(B) Quem acabou com a tarefa de lavar pratos com as mãos foi uma americana (linhas 13 e 14).
(C) ela demorou à melhorar a invenção (linha 16).
(D) Até as panificadoras precisaram se adaptar à invenção (linhas 29 e 30).
(E) foram realizadas em 1920, graças à criatividade de John Logie Baird (linha 35).

Comentário:
Na opção A, não se deve empregar o sinal indicativo de crase, pois não se usa crase diante de palavras masculinas.
Na opção B, não se deve empregar o sinal indicativo de crase, pois se observa somente as ocorrências de artigos definidos femininos diante dos substantivos. Não há ocorrências de preposições para que se possa contraí-las, então, com os referidos artigos.
Na opção C, não se deve empregar o sinal indicativo de crase, pois não se pode empregá-la diante de verbos (primeira ocorrência) e porque se observa somente a presença do artigo definido feminino diante do substantivo "invenção". Não há ocorrência da preposição para que se possa contraí-la, então, com os referido artigo.
Na opção D, não se deve empregar o sinal indicativo de crase (primeira ocorrência), pois se observa somente a presença do artigo definido feminino diante do substantivo "panificadoras". Já em "à invenção", o emprego do sinal indicativo de crase está correto, pois se verifica a presença da preposição "a", exigência do verbo "adaptar-se" e o artigo feminino definido "a", que acompanha a palavra "invenção".
Na opção E, o emprego do sinal indicativo de crase está correto, pois se verifica a presença da preposição "a", exigência do nome "graças" e o artigo feminino definido "a", que acompanha a palavra "criatividade".

A opção que atende ao enunciado, então, é a C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário