sábado, 22 de novembro de 2014

DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PROVA DE ORIENTADOR EDUCACIONAL/2014
QUADRIX
DICA 1: Interpretação
a)   Observar os erros clássicos: inversão, extrapolação e redução;
b)   Sinônimos: analisar o contexto;
c)   Funções da linguagem:
FUNÇÃO
ÊNFASE
FUNÇÃO
ÊNFASE
Referencial
mensagem
Metalinguística
código
Emotiva/Expressiva
emissor
Fática
canal
Apelativa/conativa
receptor
Poética
contexto
d)   Interpretar texto verbal (palavras) e não verbal (imagens, sons, gestos, ...) parte do mesmo pressuposto: retire o sentido do sinal comunicativo.
e)   Sentido denotativo x sentido conotativo.
Níveis de linguagem:
* Formal – culto – oficial – padrão: Respeito às normas da gramática e uso de vocabulário comum;
* Informal – popular – coloquial: desrespeito às normas da gramática ou uso de vocabulário incomum (gírias, regionalismos, estrangeirismos, expressões populares, sentido figurado, marcas de oralidade, neologismos e arcaísmos).
QUESTÃO 1
(...) o egípcio Mohammed Hamdy chegou a Istambul de férias. No caminho do aeroporto para o hotel, viu uma concentração de pessoas na praça Taksim protestando contra os planos de construção de um shopping naquela área. A manifestação lhe pareceu pequena e localizada.
Pouco mais de dois anos antes, em 25 de janeiro de 2011, Hamdy tomava uma cerveja num bar de Manhattan quando viu na televisão a praça Tahrir e as ruas de sua cidade natal tomadas pela população, que enfrentava a polícia. (...)
revistapiaui.estadao.com.br – acesso em 10-07-13.
Uma data possível Mohammed Hamdy ter chegado a Istambul de férias é:
(A)       31 de maio de 2013.
(B)       3 de agosto de 2012.
(C)       12 de maio de 2011.
(D)       26 de janeiro de 2011.
(E)        30 de abril de 2014.

QUESTÃO 2
  
Considerando a charge, de maneira geral, analise as afirmações.

I.          A linguagem é, exclusivamente, verbal.
II.        Temos, exclusivamente, a função metalinguística.
III.       O humor se constrói apenas na linguagem não verbal.

Pode-se concluir que:

(A) somente I está correta.        (D) nenhuma está correta.
(B) somente II está correta.       (E) todas estão corretas.
(C) somente III está correta.
DICA 2: Tipologia textual – ver relação entre verbos
Narração: Sequência temporal (antes – durante – depois);
Descrição: Sem sequência temporal (só durante)
Dissertação: Expõe, define, discute, analisa, debate, informa conceitua ideia.

História da enfermagem no Brasil
            A organização da enfermagem na sociedade brasileira começa no período colonial e vai até o final do século 19. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que naquela época trabalhavam nos domicílios. Desde o princípio da colonização, foi incluída a abertura das Casas de              Misericórdia, que tiveram origem em Portugal.
A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século 16, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus.
            Disponível em: http://www.medicinaintensiva.com.br/enfer agem- historia.htm#H>. Acesso em: 6/6/2014, com adaptações.

QUESTÃO 3
Do ponto de vista da tipologia textual, o texto apresentado classifica-se, predominantemente, como
(A) narrativo, pois relata, em uma sequência temporal, fatos relativos à história da enfermagem no Brasil.
(B) descritivo, pois faz um registro dos elementos que particularizam e caracterizam os seres retratados.
(C) dissertativo, pois apresenta uma análise crítica sobre a enfermagem no Brasil.
(D) narrativo, pois desenvolve uma reflexão sobre os aspectos que marcaram a enfermagem no Brasil.
(E) dissertativo, pois apresenta informações sobre como surgiu a profissão de enfermagem no Brasil.

DICA 3: Ortografia/Acentuação gráfica
a) Cuidado com as questões de análise gramatical e reescritura;
b) Parônimos (palavras parecidas): retificar/ratificar
Dúvida: escreva a palavra.
c) Paroxítona terminada em ditongo: regra mais cobrada.
d) Regra do hiato.
FONÉTICA: Banca cobra relação entre fonema e letra: lembrar-se dos dígrafos (cuidar com “M” e “N”) e dífonos.

            “Junia Cardoso, responsável pelo Programa da Secretaria Municipal de Saúde, explica (...)”

QUESTÃO 4
Sobre a palavra “secretaria”, em destaque no excerto, pode-se afirmar corretamente que:

(A) Deveria ser acentuada.
(B) É um adjetivo no contexto em que aparece.
(C) É uma paroxítona terminada em ditongo.
(D) Possui a penúltima sílaba tônica.
(E) É uma forma verbal no particípio que, por isso, aproxima-se morfologicamente de um nome.

QUESTÃO 5
A palavra “GELMAX”, nome do medicamento:

(A) Possui mais letras que fonemas.
(B) Possui mais fonemas que letras, já que a letra”X” apresenta mais de um fonema.
(C) É polissílaba.
(D) É proparoxítona.
(E) Possui um hiato.

Dica 4: Formação de palavras
2 ou mais RADICAIS = composição
Aglutinação: radicais sofrem alteração em sua estrutura
Justaposição: radicais não sofrem alteração em sua estrutura
1 RADICAL = derivação
Prefixal: Acréscimo de um prefixo;
Sufixal: Acréscimo de um sufixo;
Prefixal e Sufixal: Acréscimo de um prefixo e de um sufixo, em tempos diferentes;
Parassintética: Acréscimo de um prefixo e de um sufixo, simultaneamente;
Regressiva: É a retirada da parte final da palavra;
Imprópria: É a formação de uma nova palavra pela mudança de classe gramatical.
Hibridismo: É a formação de novas palavras a partir da união de radicais de idiomas diferentes.
Onomatopeia: Consiste em criar palavras, tentando imitar sons
Abreviação Vocabular: Consiste na eliminação de um segmento da palavra, a fim de se obter uma forma mais curta.
Empréstimo linguístico: É o aportuguesamento de palavras estrangeiras; se a grafia da palavra não se modifica, ela deve ser escrita entre aspas ou em itálico.

QUESTÃO 6
A palavra “limpinho” é formada por:

(A) derivação prefixal.
(B) derivação sufixal.
(C) derivação parassintética.
(D) composição por aglutinação.
(E) derivação por justaposição.

Dica 5 Conjunções & elementos de coesão
a) Valor semântico - quais são sinônimas;
b) Orações coordenadas: analisar a conjunção no contexto;
c) Orações subordinadas: análise sintática.
d) Esse (formas com SS): anafóricas; este (formas com T): catafóricas.

QUESTÃO 7

“Um homem, morador do sudeste, entre 25 e 30 anos, com renda de R$ 3 a R$ 6 mil mensais, funcionário de uma empresa privada da área de comunicação, administração ou tecnologia. Esse é o perfil da maioria dos que participam de financiamentos coletivos (...)”

Sobre a palavra “esse”, em destaque no excerto, analise as afirmações:

I.          Morfologicamente, trata-se de um pronome demonstrativo.
II.        Participa de um processo de coesão referencial endofórica anafórica.
III.       Retoma ideias presentes no período anterior.

Pode-se concluir que:

(A) somente I está correta.        (D) II e III estão corretas.
(B) I e II estão corretas.                       (E) todas estão corretas.
(C) I e III estão corretas.

QUESTÃO 8

Em “Tomava muito remédio, mas vivia inda lá com problemas de glicose e pressão alta”, a conjunção em destaque pode ser classificada como:

(A) coordenativa aditiva.
(B) coordenativa adversativa.
(C) integrante.
(D) subordinativa adverbial causal.
(E) subordinativa adverbial consecutiva.

DICA 6 : Crase
Encontro de 2 “A” – procure-os.
1º: Testar presença da preposição - ABACAXI: se der AO – tem preposição; se der O – não tem preposição;
2º: testar presença do art. def. fem. ou do demonstrativo;
Crase com horas: usar meio-dia;
Crase com lugar: voltar DE/DA (serve para testar o artigo);
Ênfase nos casos facultativos;
Crase também evita ambiguidade.
                                   passado: verbo HAVER

Indicação de tempo:
                                   futuro: preposição A

QUESTÃO 9

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas a seguir:
Sua avó estava doente ____ mais de um mês. Veio ____ falecer na semana passada. Devido ____ morte da avó, ele não compareceu ____ aulas”.

(A) a – a – a – as                      (D) à – a – à – às
(B) há – à – à – as                    (E) a – à – à – às
(C) há – a – à – às

DICA 7: Pontuação
Aplique os conceitos na prova:
- vírgula: deslocamentos, elipses, enumerações, explicações;
- dois-pontos: introduzem enumeração/explicações;
- travessões: isolam explicação;
- aspas: desvio da norma culta e citações;
- ponto e vírgula: termos/orações

QUESTÃO 10
Quanto à pontuação dos trechos a seguir, assinale a alternativa correta.

(A) Paulo Freire afirma: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. As pessoas se educam em comunidade”.
(B) A educação, é um típico “que-fazer” humano.
(C) um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente, por uma preocupação.
(D) O novo, incomoda. E sendo assim o processo educacional, é um processo incômodo. Embora visto como necessário.
(E) o que leva à conclusão, de que estamos trabalhando com algo dinâmico, pois, as ações processuais redundam em recriações constantes.

DICA 8: Análise sintática - Roteiro de análise:
1º passo – achar o verbo;
2º passo – separar as orações (período composto);
3º passo – classificar o sujeito;
4º passo – classificar o verbo.

“Pela primeira vez no século, emissões industriais de CO2
ficam estáveis

QUESTÃO 11
A palavra “estáveis”, em destaque no excerto, exerce a mesma função sintática da palavra destacada em qual das seguintes opções:

(A) Clara parece exausta hoje.
(B) O estressado executivo corria até a estação.
(C) Todos nós sabemos a verdade sobre Laura.
(D) A estabilidade é desejada por muitos.
(E) Paula e Carlos formalizaram união estável.

QUESTÃO 12
Releia as orações sublinhadas retiradas do texto e suas respectivas análises:

I    O artista Banksy foi eleito personalidade do ano durante os Webby Awards, que premiam todos os anos pioneiros da rede.
(Oração subordinada adjetiva)
II  O artista foi recompensado por uma exposição organizada em outubro sobre as ruas de Nova York.
(Oração subordinada adverbial causal)
III Banksy não foi receber o prêmio.
(Oração absoluta)
IV  Os Webby Awards premiam a excelência na Internet.
(Oração coordenada assindética)

Considerando os períodos acima, pode-se afirmar que:

(A) somente I está correta.
(B) somente II está correta.
(C) somente IV está correta.
(D) somente I e III estão corretas.
(E) todas estão incorretas.

DICA 9: Colocação pronominal
Pronome pessoal do caso oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) NUNCA inicia frase!
Caso nenhuma regra seja cobrada, opta-se por próclise ou ênclise.
Em caso de choque de regras, a próclise prevalece.
PRÓCLISE: fator atrativo (palavra de sentido negativo / advérbios / conjunções subordinativas / pronomes relativos / pronomes indefinidos / pronomes interrogativos)
·                      MESÓCLISE: verbo futuro do presente ou futuro do pretérito ind.
·                      ÊNCLISE: início de frase / verbo no imperativo / após vírgula
DICA 10: Regência - analise as preposições
Verbos:
QUEM _____________,_____________         ALGO, ALGUÉM.

Substantivos:
QUEM TEM _________,TEM _________         ALGO, ALGUÉM.

Adjetivos:
SE ALGO É _________,É _________         ALGO, ALGUÉM.

QUESTÃO 13
Analise as seguintes orações:

I           Aspiro a um mundo livre de toda a química.
II         Viso um mundo muito limpo.
III        Queremos chegar num mundo livre de toda a química.

Em relação à regência, está correto o que se afirma em:

(A) somente I.                          (D) todas.
(B) somente I e II.                    (E) nenhuma.
(C) somente II e III.

Dica 11: Concordâncias
a) cuidar com verbos impessoais (HAVER e FAZER);
b) verbo concorda com o NÚCLEO do sujeito;
c) fique atento às inversões frasais;
d) verbos TER e VIR (e derivados);
e) partícula SE;
f) palavras partitivas/coletivos;
g) concordância nominal: adj. adnominal e predicativos seguem os respectivos núcleos nominais.

QUESTÃO 14
Sobre o trecho “havia 5 anos”, pode-se afirmar que:

(A) Para corrigir a questão da concordância verbal, a flexão correta seria “haviam”.
(B) Para corrigir a questão da concordância verbal, a forma correta seria “fazem”.
(C) Para corrigir a questão da concordância verbal, a locução verbal adequada seria “devem haver”.
(D) Para corrigir a questão da concordância verbal, uma possibilidade seria o uso da locução verbal “devem fazer”.
(E) O verbo “haver” não deve ser flexionado no plural nesse contexto.

Dica 12: verbo
Indicativo
certeza
Subjuntivo
hipótese,
Imperativo
ordem, pedido
presente:
HOJE
pret. perfeito: ONTEM
pret. imperfeito:
ANTIGAMENTE
pref. + q. perfeito: OUTRORA
fut. do presente:
AMANHÃ
fut. pretérito:
SE AMANHà CHOVESSE
presente:
QUE
pret. imperfeito:
SE
futuro:
QUANDO

Igual ao presente
do subjuntivo:
Cuidar com
TU/VÓS do
afirmativo –
provêm do
presente do ind. –
menos S

a) Atente às vozes verbais (relação entre a ação do verbo e o núcleo do sujeito). Nas transposições: cuidar os tempos verbais;

b) QUADRIX cobra muito conjugação verbal: classificação do modo e tempo em que o verbo está conjugado.

QUESTÃO 15
Sobre a forma verbal “conseguimos” assinale a opção correta.

(A) Pertence à primeira conjugação.
(B) Está flexionada na primeira pessoa do plural.
(C) Está no futuro do indicativo.
(D) Pertence a um verbo que funciona somente como auxiliar.
(E) Está no modo imperativo.
DICA 13: QUE (principais funções)
a) trocar por “o qual” (ou flexões) = pronome relativo – introduz oração subordinada adjetiva:
com pontuação antes do PR = explicativa;
sem pontuação antes do PR = restritiva;
b) trocar por “ISSO” = conjunção integrante – introduz oração subordinada substantiva: fazer análise sintática da palavra ISSO – corresponde à oração

QUESTÃO 16

“Pesquisa mostra que os projetos de crowdfunding que fomentam atividades artísticas e culturais são os que despertam mais interesse dos financiadores (...)”

No trecho, há três ocorrências da palavra “que”. Sobre elas, pode-se afirmar que:

(A) uma é conjunção integrante e duas são pronomes relativos.
(B) duas são conjunções e uma é pronome relativo.
(C) todas são pronomes relativos.
(D) duas são conjunções integrantes e uma é conjunção consecutiva.
(E) todas são conjunções causais.

QUESTÃO 17
Veja:

“Quero que o mundo esteja livre de toda a química”.

A oração em destaque é classificada como:

(A) coordenada sindética aditiva
(B) coordenada sindética explicativa
(C) subordinada substantiva subjetiva
(D) subordinada substantiva objetiva direta
(E) subordinada adverbial causal

Dica 14: SE
a) Partícula Apassivadora – PA: Acompanha um VTD/VTDI. Sujeito expresso. Verbo concorda com núcleo do sujeito. Voz passiva sintética.

b) Índice de Indeterminação do Sujeito – IIS: Acompanha um VI/VTI/VL. Sujeito indeterminado. Verbo flexiona na 3ª pessoa do singular. Voz ativa.

c) Pronome reflexivo: trocar por “a si mesmo”. Voz reflexiva.

d) Parte Integrante do verbo – PIV: conjugue o verbo

e) Conjunção: Integrante = ISSO. Adverbial: contexto

QUESTÃO 18
Considerando o excerto, o “SE” que aparece em “como se vê no catador pegando as latinhas” pode ser morfologicamente classificado como:

(A) Conjunção integrante
(B) Conjunção subordinativa adverbial condicional
(C) Pronome apassivador
(D) Partícula expletiva
(E) Parte Integrante do verbo

Gabarito

1
2
3
4
5
6
7
8
9
A
D
E
D
B
B
E
B
C
10
11
12
13
14
15
16
17
18
A
A
D
A
E
B
A
D
C